Como Eu Preparo uma Aventura Pronta de Chamado ou Rastro de Cthulhu RPG

Chamado de Cthulhu RPG é diferente de outros jogos de RPG de muitas maneiras, mas especialmente quando falamos sobre suas aventuras. Não é só pegar um monstro da lista de criaturas e colocar algum problema no caminho dos investigadores. Trata-se de mistérios, investigações, revelações sutis, horror cósmico e confrontos horríveis. Alguns Guardiões gostam de comprar aventuras prontas (que costumamos chamar de Cenários), enquanto outros preferem criar suas idéias. Nesta postagem, falarei sobre como preparo uma sessão quando compro um cenário pronto para o Chamado de Cthulhu RPG.

Sinta-se à vontade para comentar como você costuma preparar suas sessões de jogos para que eu possa receber algumas dicas.

Etapa 1: Lendo as Cenas
Eu começo a aventura desde o início e geralmente faço minhas anotações enquanto faço essa primeira leitura. Normalmente faço isso porque nem sempre tenho tempo para ler a aventura duas vezes antes do jogo começar. Quando tenho tempo, leio pelo menos duas vezes e atualizo minhas anotações.

Etapa 2: Faço Anotações
Enquanto leio, faço algumas anotações para me orientar durante o jogo. Primeiro, leio a cena inteira e, em seguida, em uma folha de papel, escrevo o nome da cena e os nomes de personagens notáveis, incluindo algumas características ao lado do nome (profissão, traço de personalidade ou aparência). etc.). Depois, escrevo todas as pistas como uma lista pontilhada e incluo qualquer informação extra ao lado de cada registro.

Depois de ler a cena inteira e anotar todos os principais pontos, escrevo um parágrafo que lerei ou parafrasearei para os jogadores, incluindo a descrição inicial da cena no momento em que eles entram nela. Tento incluir todas essas informações em uma única folha de papel para cada cena, pois é mais fácil consultar e organizar durante o jogo.



Etapa 3: Modelando Idéias
Uma aventura pronta nem sempre oferece uma experiência agradável de jogo, pois cada grupo de jogo tem suas peculiaridades (e algumas aventuras são mal escritas). Enquanto faço a primeira ou a segunda leitura, mudo os detalhes que não gosto ou que acho que podem se adequar melhor à proposta de jogo para o meu grupo. Depois, troco personagens, locais, pistas, eventos e outros detalhes que desejar, principalmente se quero criar uma campanha a partir desta aventura ou se vou conectá-la a outras aventuras.

Depois de fazer tudo isso, mantenho todas as folhas que contêm o resumo e as informações alteradas de todas as cenas, juntamente com o livro original (ou PDF impresso) da aventura, para ter um registro permanente dela, para usá-lo sempre que eu for o Guardião dela novamente, com novos grupos .

Esta é a minha rotina de preparação de aventuras para o Chamado de Cthulhu RPG. Como é a sua?

Comentários

  1. Aqui é Tom e eu gostei da forma que você se organiza, Fabio. Tenho um carinho muito grande Call of cthulhu. E com certeza organização faz parte da diversão. Continue escrevendo e ajude a divulgar o nome de Cthulhu aos quatro ventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Tom, que prazer e honra ter a sua visita e comentário por aqui! Meu carinho por esse jogo é enorme também. Uma aventura bem organizada pode evitar frustrações significativas durante a investigação de um mistério. Vou continuar a escrever sim, obrigado pelo incentivo, pela visita e por seu comentário. Forte abraço.

      Excluir
  2. Também gostei pakas ! Muito obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Espero que ajude em suas partidas. Forte abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Eu Crio Minhas Aventuras para Chamado e Rastro de Cthulhu RPG

O Efeito Matt Mercer e Critical Role