Sons de Cthulhu: Quais aplicativos e músicas eu uso em minhas sessões de Call of Cthulhu

Há algumas coisas que podemos fazer em uma sessão de RPG que ajuda o grupo a imergir no universo do jogo: handouts (afetam a visão), interpretação (afeta as emoções), e, claro, sons ambientes (afetam a audição).

Algumas aventuras prontas fornecem handouts ou dicas que ajudam o Guardião a imergir seus jogadores (alguns gostam de criar os seus próprios handouts). Interpretação e interação é algo subjetivo, que varia de um grupo para outro; é algo que está em cada pessoa.

Música e sons, por outro lado, é um tópico difícil de debater, já que muitos não usam, talvez porque eles não conhecem aplicativos ou artistas, ou apenas porque não gostam. Eu fiz bastante pesquisa para encontrar músicas e artistas que atendessem as minhas necessidades. Quando pedimos conselho sobre o que tocar no plano de fundo em nossas sessões de Call of Cthulhu, muitos dizem "há muitos artistas legais na década de 1920". Bem, eu adoro ouvir eles. Mas eu não quero uma cena de perseguição com um Ghoul em catacumbas subterrâneas ao som de Louis Armstrong, Ella Fitzgerald ou Glenn Miller (mas eu imagino que isso seria incrível também — e eu vou tentar fazer isso em breve). Eu quero tensão. Terror.

Eu amo música e quero lhe apresentar alguns dos aplicativos e artistas que eu uso em minhas partidas.

Aplicativos Sonoros
O meu Smatphone usa o sistema Android, então eu não sei se esses mesmos aplicativos estão disponíveis em outros sistemas, desculpem po risso. Ah, eu não estou recebendo patrocínio para falar dos aplicativos e artistas abaixo. Após muita pesquisa, eu sinto que eles são incríveis e merecem o destaque por seu excelente trabalho.

Atmosphere

Este aplicativo possui uma viariedade de sons ambinentes. Ele possui uma aba para cada categoria (sons de praia, floresta, fazendo, cidade e etc) e possui uma variedade interessante de sons que podem ser combinados, mesmo que estejam em abas diferentes. Você pode ativar o som de chuva, tempestada, chuva na barraca, chuva na janela, pássaros, lobos, carros em trâsito, pessoas falando e etc., na combinação que preferir. Na atualização mais recente, é possível combinar esses sons, definir o volume de cada um e favoritar com o nome que você preferir.

Eu cotumo criar sons para rua movimentada, rua deserta à noite, noite chuvosa, chuva na floresta com lobos e etc., favorito e na hora do jogo, apenas ativo o som que está acontecendo na cena.

Ambiente
Este aplicativo também é um mixer de som, e é semelhante ao Atmosphere, possuindo as mesmas opções. É uma alternativa para ao Atmosphere.

Artistas e Bandas
Alguns desses artistas e bandas estão disponíveis em aplicativos de streaming como Spotify, Deezer, Amazon Music e etc. Outros estão disponíveis apenas em MP3 e outros formatos para download em locais como https://bandcamp.com/, enquanto outros estão apenas no youtube . Portanto, para não incluir dezenas de links para sites diferentes nesta postagem, incluirei apenas um vídeo do YouTube para o artista ou banda. Se você digitar o nome dela ou dele no Google, encontrará fontes nas quais poderá ouvir ou comprar o trabalho deles.

Cryo Chamber
Esta é uma das melhores bandas de som ambiente que eu já ouvi. E eles criaram vários sons ambientais inspirados pelos Grandes Antigos e Deuses Exteriores. Você pode ouvir as obras completas em seu próprio canal do YouTube ou comprar MP3, LPs, CDs ou procurar por eles em aplicativos de streaming.



Graham Plowman - Composer
Este é outro grande artista e compositor. Vale a pena conferir. Nas descrições dos seus vídeos do youtube, existem links sobre como comprar o trabalho dele.



Iron Cthulhu Apocalypse
Outro artista e compositor que é inspirado por Lovecraft para criar sons ambientes.



Matt Elliott
Eu amo o trabalho desse cara. Diferente de tudo que apresentei até agora, este é um trabalho solo com voz (ele canta acompanhado de instrumentos). Mas suas músicas são melancólicas e tristes, e eu costumo usá-las enquanto os jogadores ou eu narramos as cenas finais e trágicas de uma aventura ou o destino de seus personagens.



Trilha Sonora de Filmes
Esta é uma lista muito longa. Apenas ouça os sons de seus filmes favoritos e imagine as cenas do jogo em que esses sons podem se encaixam. Portanto, existem várias lojas e aplicativos on-line onde você pode ouvir essas músicas enquanto joga. Abaixo, o exemplo da música tema para Ilha do Medo:



E você, quais sons você costuma tocar nos seus jogos?

Comentários

  1. Muito bom!
    Baixei o aptmosphere, nossa de mais o aplicativo para imergir os jogodores em um roleplay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro ele! Estou pesquisando outras formas de mixar som de maneira simples e gratuita, em especial para jogos online, já que estamos nesse período em que não posso encontrar com o meu grupo presencial. Obrigado pela visita e comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Eu Preparo uma Aventura Pronta de Chamado ou Rastro de Cthulhu RPG

Como Eu Crio Minhas Aventuras para Chamado e Rastro de Cthulhu RPG

O Efeito Matt Mercer e Critical Role